História
PATRONO DA CÂMARA MUNICIPAL DE EXU
Raimundo Geraldo de Carvalho
"Seu Mundin"
Sertanejo típico, exuense nato, Raimundo Geraldo de Carvalho, filho de Major João Geraldo de Carvalho e Dona Tereza Cândida de Carvalho, nascido no dia 3 (três) de fevereiro de 1905. Inicialmente estudou com professor em casa, contratado por seus pais e aproveitou o máximo do aprendizado ministrado pelo mestre nos meses necessários para um mínimo de conhecimentos úteis em sua vida futura. Todavia, continuou estudando por conta própria para melhorar seu índice de conhecimento. Aos 16/17 anos, com autorização e seus pais, deixou o conforto e aconchego da família na Fazenda Ouro e se deslocou para a vizinha cidade de Crato-CE, onde conseguiu emprego na loja de tecidos do empresário Sr. Siqueira Campos. Trabalhando alguns anos, jamais esqueceu aquele período, aproveitando o tempo noturno para estudar na Escola de Comércio do Crato-CE. Seu trabalho lhe deu a independência para saber se conduzir durante a sua existência.
Aos 19 anos casou com sua prima Alvenir Peixoto de Alencar, voltou a morar em Exu e se fez agro-pecuarista nas fazendas Ouro e Maniçoba.
Seu casamento durou 15 anos de eterna felicidade e quis o destino que sua amada falecesse em fevereiro de 1940, deixando uma prole de cinco filhos, menores.
Correspondendo a responsabilidade que lhe era peculiar, como homem digno, trabalhador incansável e cumpridor de suas obrigações, fez o melhor pela família e encaminhou a todos para um futuro promissor.
Amigo, solidário e respeitado por todos. Logo se tornou um líder familiar e conselheiro, já que era um homem de uma percepção aguçada, passou a ajudar a todos que o procuravam para soluções possíveis em problemas diversos.
Fazendo parte da elite social, rural e política exuense, foi eleito vereador para o período de 1954 a 1958, tendo aprovado de sua autoria, vários projetos, como: a aquisição do açude Itamaragi em Exu e o da Rajada no Distrito de Timorante. Ainda como político, foi eleito vice-prefeito juntamente com o prefeito eleito José Miranda Parente. Na época os vices-prefeitos eram eleitos com votos independentes do prefeito. Em sua eleição recebeu mais votos que o prefeito eleito.
Como político, moderado, não fez e tão pouco deixou inimigos e sim adversários os quais considerava seus amigos e foi homenageado com o projeto do vereador João Carlos de Alencar, presidente da Câmara Municipal, e aprovou por unanimidade para Patrono da mesma, denominada de “CASA MUNDINHO GERALDO”.
Faleceu na sua Fazenda Maniçoba, em 17 de maio de 1985.
Exu-PE, 9 de julho de 2024.
Evaldo Peixoto de Carvalho
Francisco Givaldo Peixoto de Carvalho
PARLAMENTARES DAS ANTIGAS
Clique na imagem abaixo para acessar a galeria de vereadores...